Roteiro
-
Usaremos como base que o argumento, também conhecido como sinopse, é o desenvolvimento do conflito matriz em conjunto com a construção das personagens principais. Mas nesse caso, ele tem um formato literário com escrita neutra, aproximada com o conto que conhecemos nas aulas de língua portuguesa e literatura do ensino básico.
Sendo assim, podemos imaginar que ele se sobressai no papel desempenhado na assistência em qualquer área da realização audiovisual por sua estrutura simplificada, precisa e global.
Produção e direção: o papel que as cabeças do projeto vão desenvolver em conjunto durante todo o processo de realização pode ser iniciado desde o argumento. Esse processo pode ser resumido em organizações e projeções de orçamento, burocracia, autoria e gestão das atividades.
Técnica e artística: um filme só se torna concreto com a junção de todas as áreas, verdade? E um filme, de forma alguma pode ser feito sem alguma perspectiva técnica ou artística. Quanto melhor desenvolvida e conexas forem essas duas partes com todas as outras, melhor o resultado final. Por isso, com o argumento, podem ser feitas diversas análises que se unem na prática: locações, atores, cenários, equipamentos, preparo de equipe e etc.
Práticas educacionais: no contexto educacional em que nos inserimos, é importante destacar que com o estudo e o diálogo entre a comunidade escolar, é possível a elaboração de projetos extremamente intrigantes e amplos com os estudantes a fim de aprimorar seus olhares críticos, seus conhecimentos e suas habilidades. Com a elaboração e a análise do argumento cinematográfico, pode ser possível integrar diversas disciplinas e até ações no âmbito escolar. Em todo nosso material do projeto Cinema na Escola, veremos que o cinema, antes de tudo, é uma área extremamente diversa, abrangente e exigente em termos de conhecimento. Por essa razão, insistimos na opção da interdisciplinaridade.
Muito interessante como esse material é extremamente importante dentro da realização audiovisual, verdade?
Podemos extrair muitas informações dele e ainda podemos sempre lembrar: a sinopse é simplesmente a trajetória do conflito de nossas personagens escrito com detalhes sonoros e visuais que se transformarão em uma narrativa audiovisual.
Dessa forma, por efeitos didáticos, ressaltemos que a escrita do argumento deve ser feita em um espaço de uma até cinco folhas onde será relatado - com detalhes sonoros e visuais - como acontece a história e como ela é vivida por seus personagens principais bem como a boa apresentação de suas características e até a temporalidade e a localização da própria história.