MATERIAIS

  • um filme acessível entre a turma que se relacione com o conteúdo da matéria;
  • qualquer dispositivo reprodutor de mídia digital;
  • tempo e interesse dos alunos e das alunas;
  • papel e caneta para anotar;
  • muita atenção e criatividade.


REALIZAÇÃO

Nesse exercício, propomos a visualização de um filme (que pode se unir com outras atividades nossas ou com conteúdos da matéria na própria escola) e durante a exibição, prestamos atenção no desenvolvimento da personagem principal e o conflito que ela vive. A cada meia hora de filme, é dada uma pausa e um tempo para que os alunos tentem escrever uma storyline do que viram até o momento. Lembrando que a storyline condensa o conflito matriz na menor quantidade de palavras...

O legal nesse exercício é perceber e comparar entre os colegas a evolução da percepção do que é o conflito dentro que estão assistindo. As (os) estudantes poderão logo assimilar, também, noções de personagens, tempo e unidade dramática. Além claro, de treinar a percepção para outras coisas na mise-en-scène que trataremos adiante como as questões de arte, fotografia, som e tantas outras composições fílmicas.