• 3. Personagens: quem vive ou a quem sucede a história sendo contada

    0%



    Bom, já temos respondido o que é nossa história dentro da storyline e agora, é hora de construir e desenvolver quem viverá nossa história ou quem sucederá a história! É hora de falar sobre as bem conhecidas.... personagens.


    Por definição, elas sustentam o peso da ação dramática, o que quer dizer que elas oferecem resistência para suas próprias vontades, decisões e mudanças já que afinal são figuras - na maior parte das vezes - humanas que possuem caráter, peculiaridades, segredos, sonhos e dificuldades bem como nós, no mundo real, temos. Só que a diferença, nesse caso, é que elas vivem em um universo narrativo criado pela figura roteirista… As personagens vivem com intensidade aquele conflito que acontece no espaço e no tempo da realidade do filme.


    Por falar nisso, vamos então definir alguns conceitos de personagens:


    • Protagonista: é a personagem chave, centro do núcleo dramático e capaz de agir e expressar qualquer coisa. É uma personagem bem desenhada e geralmente, a mais complexa e cheia de possibilidades de mudança. É uma personagem que não consegue esconder muitas coisas dos espectadores, que afinal acompanham sua trajetória, seus impasses, suas indagações e suas viradas de jogo. Cedo ou tarde, os segredos dessa personagem vêm a tona e isso, causará identificação entre a história e quem a vive, o protagonista. 

    • Coadjuvante: também conhecido como personagem secundário é a figura que encontramos ao lado do protagonista e tem o papel de questionar e reafirmar o papel do protagonista na história, entre tantos outros, como por exemplo, nas comédias, fazer com que o protagonista apareça e brilhe entre os personagens (sendo assim, o coadjuvante como uma “escada”). 

    • Antagonista: é a personagem contrária ao protagonista, o que significa que ela criará empecilhos em forma de combate, como uma perseguição contra o protagonista e prejudica a sua jornada até seus objetivos. É uma personagem de intensidade similar ao protagonista mas muitas vezes, não é tão desenhada por não precisar expor tanto de suas complexidades, exceto quando as verdades ocultas de antagonistas podem explicar as motivações de seus atos contra o protagonista no decorrer da história… 


    É interessante pensar que tal jogo de exposição de motivações e complexidades das personagens pode criar tensão e interesse no espectador a partir de identificação com a vida real… Além disso, vale ressaltar que essas personagens nem sempre são indivíduos únicos. Também podem ser constituídas por grupos de pessoas e até acontecimentos não humanos.




  • O roteiro cinematográfico

  • Enredo e História: a sutil diferença entre os dois termos

  • Como se faz um roteiro?

  • A narrativa e o plot: começo, meio e fim

  • A estrutura do roteiro