Uma boa forma de entender como o uso da linguagem audiovisual define a percepção da cena é observando um mesmo roteiro filmado de diferentes formas. Dessa forma, os alunos poderão identificar os efeitos que suas escolhas estéticas produzem e, a partir dessa consciência, exercitar e desenvolver as técnicas para a criação de um filme. Observe abaixo as etapas para uma possível atividade a ser desenvolvida com a turma. 

ATENÇÃO: recomenda-se que tenha sido feita as leituras das seções abaixo para melhor compreensão da utilidade do exercício.


Etapa 1: Para fazer a decupagem os alunos precisarão de cenas breves em formato de roteiro. Peça para que eles escrevam cenas cotidianas, valorizando aquelas que ocorrem no ambiente escolar, caso este seja o espaço onde serão realizadas as filmagens. Também é uma boa oportunidade para exercitar a prática de roteiro.


Etapa 2: Com as cenas já escritas, os alunos, em grupos, deverão selecionar uma para realizar a decupagem, ou seja, planejar o que e como será filmado. O modelo acima de planilha de decupagem pode ajudar nesse processo.

Observações: É interessante que todos os alunos trabalhem com a mesma cena, caso a atividade seja de curta duração (realização de um único filme). Se houver mais tempo para trabalhar com estes exercícios, um bom formato seria a realização de 2 ou 3 versões de uma mesma cena, impondo limitações em uma delas. Por exemplo, na primeira versão os alunos não poderiam usar movimentação de câmera, dessa forma teriam que descobrir uma maneira de contar a história apenas com a câmera fixa. 


Etapa 3: Com a decupagem pronta, é hora de filmar. Os grupos deverão se organizar para filmar e montar a(s) cena(s). 


Etapa 4: Por fim, o visionamento dos trabalhos é o momento para observar e discutir os aspectos de direção adotados em cada filme.