• 5. Planejando a filmagem

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    Para transformar um roteiro em uma obra audiovisual é necessário que cada detalhe seja minimamente planejado e organizado para que toda a equipe saiba exatamente o que e como fazer. Essa organização também serve para garantir que, no momento das filmagens, todo o material esteja ali presente e todos os planos sejam filmados conforme as necessidades do filme. Nesse sentido, é essencial o trabalho conjunto entre a direção e a produção. Veja abaixo algumas ferramentas que fazem parte desse processo.


    1. Decupagem

    A decupagem é a divisão das cenas do roteiro em planos. Nesta etapa, a direção deve pensar qual a melhor forma de filmar uma cena, transformado o roteiro em imagens e sons a serem captados. É aqui que todos os enquadramentos e movimentações são decididos. É importante que a decupagem seja feita com o acompanhamento das outras equipes, para que todos possam contribuir com ideias e para garantir que todos estejam fazendo o mesmo filme. Ao final, o resultado servirá de orientação para a organização dos sets de filmagens e de guia para a etapa de finalização.

    Para decupar um roteiro é necessário: 

    1. Ler o roteiro atentamente, buscando visualizar as cenas em imagens e sons

    2. Destacar elementos importantes que deverão aparecer na tela

    3. Numerar as cenas do roteiro, caso não estejam numeradas

    4. Indicar detalhadamente como os planos aparecerão na tela (posicionamento, movimentação, etc.). Um storyboard pode facilitar na visualização das imagens.

    5. Indicar os sons que serão ouvidos na cena.

    Planilha de Decupagem (exemplo)

    SEQ

    PLANO

    DESCRIÇÃO DA AÇÃO

    IMAGEM

    SOM

    OBS.

    x

    x

    Breve descrição do que se vê na tela.

    Enquadramento, Ângulo e Movimento

    O que ouvimos na cena.

    Informações adicionais

                                                                     

    1. Análise Técnica

    Após a decupagem, é preciso identificar todas as demandas para viabilizar as filmagens. Para isso, utiliza-se a análise técnica, um documento onde todas as necessidades do filme são listadas, cena por cena. Esse material costuma ser produzido pelo(a) assistente de direção, mas também pode ser feito pela equipe de produção. Nesse sentido, é importante indicar na análise técnica quais as locações necessárias, quantos atores estarão em cena, qual será o figurino, quais equipamentos precisarão estar no set, além de todos os demais itens essenciais para a realização das gravações. Veja abaixo um exemplo de análise técnica.

    Modelo de Análise Técnica



    1. Planta baixa

    As plantas baixas são desenhos em escala de cada locação, essenciais para visualizar o espaço e os posicionamentos de câmera. A partir delas, é possível identificar aspectos importantes como o eixo de ação, a limitação do espaço, as possibilidades de movimentação dos atores, etc. Ademais, são realizadas pelo assistente de direção e devem indicar o posicionamento e as movimentações de câmera, os personagens e elementos principais do cenário. Observe o exemplo a seguir. 

                      


    1. Ordem do dia

    A ordem do dia é um documento que contém o cronograma de filmagem de um dia de produção. Tem como objetivo explicar para todos os envolvidos como e quando o trabalho será realizado, incluindo o horário que todos devem estar no set. Portanto, deve ser entregue com antecedência, geralmente, no dia anterior. 

    Este documento também é realizado pelo(a) assistente de direção com base na decupagem e deve conter a descrição das cenas que serão gravadas. Além disso, também conta com informações do clima, importante para prever a luz e a chuva, caso sejam cenas externas, telefones úteis, e qualquer outra informação relevante. É um documento essencial para o planejamento das filmagens e deve estar nas mãos do o(a) assistente de direção a todo momento. 

    Modelo de Ordem do Dia


    A direção nas filmagens e pós-produção

    Após todo o trabalho de planejamento e conclusão da pré-produção, é hora de filmar. No set de filmagens, o(a) diretor(a) deve conduzir a equipe, juntamente com o(a) assistente de direção, e principalmente o elenco, indicando suas ações, movimentações e posicionamentos em relação ao cenário. Em uma produção estudantil, é provável que os atores sejam os próprios colegas ou familiares e que não consigam realizar ensaios prévios. Dessa forma, a direção deve orientar a equipe em casos de possíveis alterações na decupagem, decorrentes de improvisos ou, até mesmo, de reconsiderar as escolhas. 

    Enquanto os planos são filmados, o(a) diretor deve assistir e indicar se é necessário gravar outra vez ou de outra forma. Assim, a equipe de direção trabalha constantemente em sintonia com os outros membros da equipe. O(A) assistente de direção é o responsável por verificar se tudo está ocorrendo como planejado e manter uma comunicação com as áreas atentando-se às suas demandas, conforme mencionado previamente. 

    O(A) continuísta também deve assistir os planos enquanto são filmados e se atentar aos detalhes. Esse olhar cuidadoso não é o suficiente, também é importante registrar essas informações para que possam ser acessadas facilmente, assim, o(a) continuísta deve fotografar os cenários, os figurinos e detalhes que podem ser facilmente esquecidos. A folha de continuidade é um documento que contém essas informações, organizadas por cena e plano. 

    Em resumo, é nesta etapa que o filme ganha corpo e a equipe de direção deve trabalhar em conjunto com os demais para que tudo saia conforme planejado. Portanto, é fundamental que todos saibam exatamente quais funções exercerá no set, considerando que nas produções estudantis as equipes costumam contar com um número menor de pessoas, havendo acúmulo de funções. 

    Ao final das gravações, o material segue para a montagem e finalização. Nesta etapa, o(a) diretor(a) trabalha em parceria com o(a) montador(a) e editores, discutindo e testando ideias para compor o resultado final. A partir da visualização das cenas já montadas, o filme vai sendo construído ou reconstruído, caso seja necessário. Portanto, a função do(a) diretor(a) não é apenas supervisionar este processo, mas também construir coletivamente afim de se obter o melhor filme possível.





  • O que é direção?

  • Conceitos básicos de linguagem

  • Continuidade

  • Composição de cena: das pinturas às imagens em movimento

  • Uso narrativo dos elementos sonoros

  • Guia das principais funções do(a) diretor(a) ao longo das etapas de produção