• 3. Objeto

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    Os objetos ajudam a compor os cenários. Quando bem planejados, nos fornecem pistas acerca daqueles que habitam esses espaços - como as personagens cuidam desses objetos? Como os organizam? E o que isso diz sobre essas figuras? Os objetos contracenam com as personagens.

    Muitos podem ser os significados de um objeto: utilitários, formais, simbólicos, subjetivos. Eles podem apenas compor o cenário ou se tornarem mais ativos durante o filme, sendo manipulados pelas personagens e peças fundamentais para que a cena ocorra: os objetos de cena (conhecidos como objetos de contrarregragem ou props) - a arma de um crime, a televisão que a personagem assiste, o jornal que é lido, a carta de amor escrita pelo amante, etc. Também entram nessa categoria os objetos pessoais das personagens e dos figurantes - como uma bolsa ou maleta de viagem.

    Um objeto pode ganhar significado ao longo do filme. Quando isso acontece é como se aquele objeto, aquela forma inanimada, ganhasse uma nova interpretação, uma nova camada de vida. Ele passa a ser simbólico. 

    Os objetos também podem nos localizar no tempo e espaço da trama. Quando embarcamos em uma narrativa de época, essa atmosfera pode ser rapidamente transmitida através dos objetos que compõem a cena.  Agora imagine esse exemplo: você recebeu um roteiro onde a personagem carrega uma mala através de uma série de desventuras. Naturalmente, a aparência dessa mala irá mudar - ficará suja, rasgada, perderá a cor - ao longo do filme. Será justamente esse aspecto em constante mutação da mala que poderá nos dizer em qual momento da narrativa estamos, ainda mais se a história ir e voltar no tempo, sendo contada de maneira não linear. Nesse e em vários outros casos, a direção de arte precisará produzir mais de uma versão do mesmo objeto.

    É preciso ter em mente que, embora inanimado, um objeto possui sua vida. Muito pode ser dito através dele. As cores, formas e texturas narram toda a trajetória desse objeto e, por consequência, daqueles que o manipulam. Muitas vezes, além de conseguir os objetos necessários para a cena acontecer, será preciso trabalhar com eles. Ao lidarmos com um objeto antigo, é importante que seja opaco, tenha perdido seu brilho original e esse aspecto pode ser conseguido passando uma lixa; se a personagem assiste televisão ou trabalha num computador, será necessário pensar em como aquelas telas serão reproduzidas - se as imagens estarão rodando nesses aparelhos enquanto gravamos a cena ou será necessário colocar um chroma key para tratamento posterior na edição; ao ler uma carta, em qual aspecto estará esse objeto? Talvez seja necessário envelhecer o papel com fogo ou café; numa cena de roteiro em que a personagem acende um cigarro devemos conseguir um isqueiro ou fósforos (que funcionem), mesmo que esses objetos não estejam descritos explicitamente no roteiro. É deveras importante atentar-se a estes detalhes e executá-los será o sopro de vida para os objetos do seu filme.

    Ao ler o roteiro de nosso filme será necessário fazer um levantamento de todos os objetos necessários - estejam eles mais explícitos, como os objetos de cena; ou estejam nas entrelinhas, como um isqueiro para acender um cigarro ou um aparelho de DVD para conseguir reproduzir as imagens específicas que a personagem assiste em uma TV. Existem várias maneiras de se organizar em relação a esta lista (muitas vezes imensa) de materiais. Profissionalmente falando, a direção de arte utiliza um documento conhecido como “análise técnica”. Você não precisa seguir à risca o modelo apresentado a seguir, mas ele fornece uma boa base para que você possa se organizar.



    Nas primeiras colunas você irá sinalizar aspectos que situam o tempo e espaço (sequência / cena / parte / externa ou interna / dia ou de noite / cenário ou locação / ambiente). Em “dressing” você irá listar os objetos utilizados para compor o cenário (cortinas, vasos, arranjos, bibelôs, quadros, livros, etc. Em “material de cena” você irá listar os objetos que participam mais ativamente da ação, os objetos de cena (um telefone, uma ferramenta, uma maleta, uma câmera, etc). Existe, ainda, uma última coluna, livre para listar outros elementos que possam estar presentes na cena (veículos, animais, efeitos, etc). Esse tipo de organização lhe fornecerá um guia de todos os objetos e elementos que você precisará para cada cena de seu filme.




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