• Dentro ainda da linguagem cinematográfica e da produção de sentimento, ambientação e clima, uma ferramenta muito importante são as lentes. Há uma grande variedade de lentes atualmente, mas suas características básicas já são de grande importância no cinema industrial e podem trazer ideias e aguçar a criatividade nos outros fazer cinematográficos.

    → lentes: A porta de entrada da luz para a câmeras são as elas, tecnicamente chamadas de objetivas, pois na realidade são um conjunto de lentes e espelhos que permitem que a luz entre no equipamento e seja registrada com nitidez.

    As objetivas são classificadas conforme seu campo de visão  e sua distância focal - aspecto que determina a distância que o foco deste conjunto de lentes é capaz de alcançar. A distância focal está diretamente ligada ao campo de visão que a lente tem, ou seja, o quanto da imagem que estamos vendo a lente será capaz de enquadrar.                                                                               

    As características das lentes interferem diretamente na qualidade e na características da imagem, pois cada uma, além da distância focal, irá apresentar características consequentes, como aproximação ou distanciamento do objeto, entrada de mais ou menos luz e etc. Por isso vou apresentar algumas lentes e suas propriedades. Basicamente temos lentes grande angulares, normais e teleobjetivas. 

    • Grande angulares: (até 35mm). Apresentam um maior campo de visão e um maior distanciamento do objetivo a ser registrado. As lentes olho de peixe são um bom exemplo de lentes grande angulares que apresentam um grande ângulo de visão, abrangendo uma maior área do que uma lente normal. Nas bordas da imagem apresentam uma distorção bem notável. Apresenta maior capacidade de entrada de luz.
    • Normais: (40mm à 85mm). Se assemelha à visão do olho humano,  sem afastar ou aproximar demais o objetivo. Apresentam baixa distorção e média capacidade de entrada de luz. 
    • Teleobjetivas: (85mm à 300mm). Apresentando uma maior distância focal, é utilizada para fotografar com maior exatidão, detalhamento e nitidez temas que estão distantes. Apresenta menor entrada de luz. 

    É importante lembrar que trago aqui aspectos do cinema industrial apenas para que sejam conhecidos, apropriados e transformados. O mais importante quanto aos equipamentos que serão utilizados é explorá-los da melhor forma e dar espaço para conhecê-los. Busque ver com antecedência os equipamentos que há ao alcance, ligue, mexa nos botões e perceba o que cada um faz. Quando for utilizar um equipamento de luz, busque ligar um de cada vez e perceber o que é acrescentado à imagem, qual sua função e como pode ser mudado. Permita-se e permita o estudante a explorar os equipamentos com segurança. Registre imagens prévias e depois confira onde essas imagens ficam arquivadas, como elas são salvas e como podemos exportá-las para um computador. 



  • FOTOGRAFIA E CINEMA

  • Princípios do registro da imagem: câmera

  • Diferentes tipos de fotografia

  • A luz

  • Enquadramento

  • Equipamentos

  • #Para a prática!