Fotografia
-
→ A luz do sol, em um dia ensolarado, é uma luz dura e por isso projeta sombras fortes nos rostos. Devido à sua alta intensidade, a luz solar é ótima para ser usada de forma indireta (rebatida em uma parede, difundida por uma cortina, etc). No entanto, a intensidade da luz do sol depende da posição que ele está no céu, ou seja, depende do horário do dia, a luz será mais dura ou mais suave, por isso, normalmente, os/as fotógrafos/as escolhem filmar/fotografar em horários do início da manhã ou final da tarde para ter maior suavidade da luz do sol e para que sua posição crie outras nuances na imagem.
→ Dias nublados são muito bons para gravar vídeos externos, pois as nuvens (partículas de água agrupadas) funcionam como um "grande difusor", pois a luz solar antes de nos atingir rebate diversas vezes nas partículas de água, assim nos provendo uma luz suave sem sombras muito marcadas.
Além de conhecer e criar intimidade com os equipamentos, é sempre necessário uma organização prévia e cuidados básicos para o fazer cinematográfico. Por isso fiz uma listinha com conferências básicas nos equipamentos, que devem ser feitas antes de iniciar a gravação de um filme:
ATENÇÃO: Testar os equipamentos antes!
ligar, gravar, conferir e desligar câmera;
- conferir outros equipamentos (cabos, extensões e réguas, tripés, pau de selfie...);
- conferir se há espaço para armazenamento e energia;
- conferir memória celular ou cartão SD em câmeras;
- conferir baterias e pilhas para câmeras/celulares e luzes;
- conferir tomadas: 110v ou 220v? em boas condições?
- tomadas para todos os equipamentos?
- adaptadores, se necessário
ligar e conferir luzes (luminária, como a luz se comporta no ambiente...)