• 4. Enquadramento

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    Por bastante tempo, no início do cinema, as narrativas eram gravadas e transmitidas através de um ponto de vista único. A câmera era posicionada como um espectador de teatro, fixa na mesma posição frontal, com uma distância suficiente para observar todas as ações que aconteciam em cena, esse plano que era único hoje é chamado de plano geral.  Devido ao gradativo aumento da complexidade das narrativas o plano geral passou a ser confuso, pois não mostrava com exatidão todos os acontecimentos. Assim, ao longo dos anos foram desenvolvidas diferentes formas de apresentar ou enquadrar uma ação através dos diferentes planos. Um objeto ou uma personagem pode estar próxima da câmera ou muito distante. 

    Dessa forma existe uma gradação de planos que podem ir dos mais distantes ao mais aproximados. Confira abaixo a lista de algumas denominações e seus respectivos exemplos:


    1. Plano Geral - ângulo visual aberto, mostrando o cenários e os espaços. A figura humana ocupa espaço reduzido na tela.

    2. Plano Conjunto - Ângulo visual aberto. A figura humana ocupa espaço mais significativo no quadro, sendo possível reconhecer os personagens em cena. 

    3. Plano Médio - A figura humana aparece por inteiro e ocupa grande parte do quadro. 



    4. Primeiro Plano - Figura humana é enquadrada acima do peito para cima. Também chamado de close ou close-up. 

    5. Plano detalhe - A câmera enquadra parte do corpo ou objeto. Tem o intuito de enfatizar esta parte e aproximar o espectador. Também é utilizado para apresentar objetos pequenos, como canetas na mão, um detalhe de roupa etc. 

    Fotografias retiradas do filme: No devagar depressa dos tempos, Eliza Capai. https://vimeo.com/139523851



    Esses então foram alguns planos básicos que auxiliam na construção de uma narrativa de melhor compreensão, atualmente elas fazem parte da linguagem cinematográfica, assim, já estão naturalizadas na forma como assistimos e lemos um filme. Os planos que escolhemos para cada cena de um filme ajudam a construir a atmosfera e os sentimentos de uma narrativa. Um plano mais fechado pode remeter a aprisionamento, tensão, surpresa e etc e está mais ligado às reações e expressões faciais da personagem e/ou pode servir para trazer maiores detalhes de objetos importantes para a narrativa. O plano geral e mais aberto, por sua vez, pode trazer a sensação de diminuição da personagem, solidão; e estão mais ligados à importância das ações corporais da personagem, bem como mostra melhor o espaço onde ocorrem as ações. 

    Ainda dentro dos enquadramentos podemos explorar diferentes ângulos, posições e movimentações da câmera. Estes aspectos juntamente com os planos compõem o que chamamos de decupagem de uma cena, assunto melhor trabalhado no eixo de Direção mas que dialoga diretamente com a fotografia. 

    EXTRA: Plano Sequência 

    No plano sequência, a ação ocorre sem cortes, o que permite uma maior imersão do  espectador. Os movimentos podem ser executados com a câmera na mão ou utilizando  estabilizadores de imagem. É importante mencionar que neste tipo de plano pode haver  diversos enquadramentos diferentes, seguindo o trajeto da câmera.  


    ÂNGULOS DE CÂMERA



    Frontal - A câmera filma a personagem de frente, geralmente na mesma altura dos  olhos. 


    Lateral – A câmera filma a personagem de perfil.



    De nuca ou traseiro – A câmera filma o personagem por trás. 

    Ângulo ¾ - está entre o frontal e o lateral, formando um ângulo de aproximadamente  45º com o nariz do personagem. Geralmente utilizado em cenas de diálogos.

    Ângulo ¼ - está entre o lateral e o traseiro. 


     Zenital – a câmera enquadra do alto, apontando para baixo, formando um ângulo de  90º com o chão.



    Os ângulos plongée e o contra-plongée são muito utilizados para a construção de significado. Enquanto o plongée pode passar a ideia de inferioridade de uma personagem, o contra-plongée constrói a impressão de superioridade. Mas isso não é uma regra, os ângulos e planos podem ser explorados e experimentados livremente, construindo diferentes percepções e sentimentos.

      

    Plongéé ("mergulho") - A câmera está acima do nível dos olhos, voltada para baixo. 


    Contra-Plongéé ("contra-mergulho") - Quando a câmera está abaixo do nível dos olhos, voltada para cima. Pode trazer sentido de grandiosidade e/ou superioridade. 



    ATENÇÃO: Lembrando que estes são os planos e ângulos padronizados para que seja possível o diálogo nesta linguagem, entretanto qualquer ângulo e posicionamento de câmera pode ser utilizado, não há certo nem errado, a premissa é experimentar!


    MOVIMENTOS DE CÂMERA

    Outra forma de enriquecer a filmagem são os movimentos de câmera, neste a cena passa por diferentes enquadramentos em um movimento contínuo e/ou sequenciado. Os mais conhecidos são o zoom in e  zoom out onde ocorre respectivamente a aproximação e distanciamento do objeto através do jogo de lentes, mas há diversos outros movimentos a serem explorados.

    Panorâmica (Pan) – a câmera se movimenta sobre seu eixo na horizontal, para a  direita ou para a esquerda 





    Tilt – a câmera se movimenta sobre seu eixo na vertical, para cima ou para baixo.


    Traveling – a câmera se desloca pelo espaço em qualquer direção, pode ser realizada  com a câmera na mão ou utilizando alguma maquinaria, como grua ou carrinho. 




    TIPOS DE VISÃO DE CÂMERA

    Câmera objetiva - Observa a cena “de fora”, a partir do ponto de vista de um espectador imaginário. Quando comparamos à literatura, seria como um narrador observador.  Normalmente, uma obra fílmica baseia-se majoritariamente nesta visão. 

    Câmera subjetiva - Outra forma de explorar a construção visual e informativa de uma cena é a utilização da câmera subjetiva, nesta, a câmera toma o lugar de uma personagem e sua visão, mostrando o que e como ela vê o que ocorre ao seu redor. A câmera subjetiva é uma potente ferramenta e pode ser explorada de diversas formas, como por exemplo para mostrar o que uma personagem está lendo em um jornal/revista se isso for relevante. Aqui fica um exemplo onde a câmera está na posição de um cachorro.

     



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