• O roteiro cinematográfico


    A primeira fase da construção de um filme. Assim podemos começar dizendo o que é o roteiro… É nele onde encontramos a história, as personagens, o universo, as situações que sucedem alí e as descrições do há no espaço-tempo, por exemplo, de tudo aquilo que vemos, ouvimos e interpretamos quando assistimos a um filme. 


    Não nos cerrando nessa vaga ideia, podemos dizer também, seguindo o sentido linguístico da palavra roteiro: rota, do latim ruptam, conceitualizando o caminho a ser percorrido por determinada coisa para ir de um lugar ao outro. No nosso caso, ele é o itinerário necessário para realizarmos um filme, sendo feito pelos profissionais chamados roteiristas e contendo descrições precisas para a realização prática desse filme. 


    Vwtma4yBo2c6kOnZhl3lsGCLNbCq6A_9peS2FADAxvhkIeR0gcCAOjEH3lFxKgY2JYOIQZLmf0cfCwIefI0cizjLni8QVBb_njXZDxMfq3Pl4_3QiqQJJ-bqk5u5Pgd8r7J5Djd3Zt34FyNaQphdy00PdbOMYWY9OCimMAUkxRQFHE7JBTlfO0i2


    O roteiro, dessa forma, é materializado em um texto com formatações específicas como a divisão de planos, sequências e cenas a fim de auxiliar ao máximo, de maneira concisa e eficaz, toda a equipe envolvida na produção desse material fílmico. Ele é extremamente necessário, pois só a partir dele podemos seguir com etapas de produção, de direção e de toda e qualquer realização necessária para o filme acontecer...  


    Também, dizemos que o roteiro cinematográfico - por conta de sua estrutura e de sua finalidade - deve ser escrito e lido com imagens e sons. Ele se transformará em um material audiovisual que na maior parte das vezes estará dentro dos padrões do que conhecemos como estrutura narrativa, contando sequencialmente uma história, fictícia ou não, por meio da linguagem cinematográfica da forma como conhecemos hoje: um personagem que vive uma ação em um espaço-tempo. As histórias dentro da narrativa possuem a premissa básica do começo, meio e fim que sustentarão todas as causas e efeitos ocorridos ali.


    Estudaremos aqui, primordialmente, essa forma de escrever filmes, pois é a maneira formal de contar histórias que se consolidou com o desenvolver das tecnologias audiovisuais. Compreendemos as histórias que assistimos em filmes pois por muitos anos, a linguagem audiovisual pode se desenvolver tanto nas imagens, como nos sons ou nas formas e nas presenças do ritmo, da arte, dos conceitos a serem transmitidos e tudo do mais subjetivo que pode compor uma história. A estrutura narrativa dos filmes pode se desenvolver tão bem que hoje em dia, podemos inclusive percebê-la em nossa maneira de conversar com os amigos ou estudar uma matéria na escola…





    Read More Read Less

    Información del curso

    • 2 Foros,
    • 3 Páginas.

    Actividades

    Show More